Resultado de uma parceria entre a UNILA e o Instituto 100fronteiras, com o apoio da Fundação Cultural e do Parque Nacional do Iguaçu, o curso de extensão “História da Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil, Paraguai)” ocorreu de 14 de setembro até 5 de outubro. A iniciativa é destinada a profissionais do turismo e da comunicação, estudantes e outros interessados na temática.
Sobre o projeto
As aulas tiveram início em 14 de setembro e foram ministradas pelo professor da UNILA Micael Alvino da Silva, que é doutor em História pela USP e autor de seis livros, incluindo “A Segunda Guerra Mundial e a Tríplice Fronteira” (EDUNILA) e “Breve História da Tríplice Fronteira” (Instituto 100fronteiras).
Com carga horária de 20 horas, o curso ocorreu na modalidade híbrida, sendo três aulas online e um debate presencial. Confira a programação:
14 de setembro, às 19h: Aula 1 – Cabeza de Vaca, Erva-Mate e Parque Nacional do Iguaçu;
21 de setembro, às 19h: Aula 2 – Ponte da Amizade, BR-277, Itaipu Binacional e Ciudad del Este;
28 de setembro, às 19h: Aula 3 – Imigração e turismo de Santos Dumont ao “segundo milhão”;
Números
845 visualizações no YouTube
134 participantes
Metas
Promover a formação continuada de profissionais do turismo, da comunicação, estudantes e outros interessados na temática.
Resultados
Contando com 134 participantes, o curso foi um sucesso pois conseguiu conectar um público variado para compreender a história local e seus desdobramentos no presente.
Equipe
- Micael Alvino da Silva
- Denys Grellmann
- Mamadou Alpha Diallo
- Heloísa Marques Gimenez